Gênesis significa Começos, ou início, todavia quero chamar sua atenção ao fato de que além de nos falar do início da criação e da humanidade o livro de Gênesis também é uma mensagem de recomeços.
Deus criou Adão e Eva para que através a humanidade para ter comunhão com Ele, o homem pecou distanciando-se de Deus, mas Deus recomeça com o homem na promessa de resgatar a humanidade para si.
Depois de algum tempo a humanidade se afastou completamente de Deus e este recomeça com o homem através de Noé e sua família.
Passado mais algum tempo, Deus chama a Abraão e recomeça com este sob a promessa de dar-lhe a terra prometida e abençoar através de sua descendência todas as famílias da terra. Abraão passa pela prova da fé consagrando a Deus seu filho, mas falha ao fugir para o Egito com receio da seca que assolou a terra, no Egito Abraão mente dizendo que sua esposa era sua irmã (Gênesis 12:12-20), mais a frente Abraão comete novamente o mesmo erro (Gênesis 20: 1-2).
Deus recomeça com Isaque que também enfrenta uma seca semelhante a que enfrentou seu pai na terra onde habitava, advertido por Deus não vai para o Egito mas não deixa de cometer o mesmo erro de seu pai, motivado pelo medo também mente que sua esposa era sua irmã (gênesis 26: 1-7).
Isaque é pai de Esaú e Jacó, e agora é ele quem sofre a mentira do filho Jacó que o engana roubando a bênção de filho mais velho que por direito pertencia a Esaú.
Jacó engana Esaú e foge para uma terra chamada Padã-Hará, onde de enganador passa a ser enganado por seu sogro Labão, até que Deus o trás de volta a casa de seu pai e recomeça restaurando sua comunhão com seu irmão Esaú.
Jacó possui 12 filhos e motivados pela inveja Judá e seus irmãos vendem José como escravo aos Ismaelitas que por sua vez o vendem a um oficial do Faraó no Egito.
Judá sai do meio de seus pais, muito provavelmente motivado pela vergonha e culpa por ter vendido seu irmão mais novo.
Deus faz com que novamente uma seca castigue a terra forçando Judá e seus irmãos irem até o Egito comprar comida, ao chegarem lá estes se deparam com o irmão José que agora se tornara por providência divina Governador do Egito.
Deus restaura Judá quando este precisa defender com a própria vida seu irmão mais novo Benjamin, dando a ele a oportunidade de fazer diferente do que havia feito com José, tendo assim também este um recomeço com Deus.
Depois de tudo José é usado por Deus para levar Jacó seus outros onze filhos e suas famílias para o Egito, até que no final de sua Vida, Jacó abençoa do filho mais novo de José no lugar do mais velho, quebrando mais uma vez o paradigma e dando a Jacó o direito de fazer corretamente algo que tinha enganado seu irmão e seu pai para conseguir.
Deus é um Deus de recomeços, não importa quando você tenha errado, o Gênesis de uma nova vida está a sua disposição através de um relacionamento honesto e verdadeiro com Deus, Ele mesmo nos diz: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados,” (Atos 3:19)
Uma vez em paz com Deus, inicia-se um novo começo: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2Coríntios 5:17)
Recomeçe do jeito certo!
Com carinho
Pastor Diogo Luis Cerutti
Nenhum comentário:
Postar um comentário