sábado, 18 de julho de 2009

Cinco dicas para fazer escolhas!!




No livro de Isaías está registrada uma frase que toca o meu coração:


“Eu sou o Senhor teu Deus, que te guia pelo caminho em que deves andar.” (Isaías 48.17)


O texto afirma de forma clara: Deus orienta seus filhos em suas decisões. É verdade que Deus não escolhe por nós, mas Ele nos auxilia nas escolhas. Deus diz: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te guia pelo caminho em que deves andar.”
Como Ele faz isso? Através da Bíblia. Deus registrou na Bíblia várias dicas que eu e você precisamos seguir ao fazermos escolhas. Deixe-me mostrar algumas destas dicas.


A primeira dica é esta:

Tome cuidado com a precipitação!
.
Um dos maiores erros que cometemos ao tomarmos uma decisão é agir por impulso - agir com pressa e sem reflexão das conseqüências. Por favor, não me entenda mal. Eu não estou defendendo a procrastinação, que é deixar para depois o que precisa ser feito agora. A procrastinação é pecado, mas a Bíblia afirma que o precipitado erra! Veja o teor de Provérbios 19.2: “Assim como não é bom ficar a alma sem conhecimento, peca aquele que se apressa com seus pés”. Como você vê, agir sem pensar não é bom. Quem se apressa, erra o caminho.


A segunda dica para fazer uma escolha correta é:
Ouça as
pessoas que te amam de verdade!.
Você tem amigos que têm coragem de lhe contrariar, pessoas que lhe amam o suficiente para dizer que você está errado? A Bíblia se posiciona assim sobre o assunto: “Como o ferro com ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo” (Provérbios 27.17). Ou seja: um amigo de verdade, que nos confronta, é capaz de nos ajudar a fazer escolhas sábias. Em provérbios 11.14, lemos: “Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.”



A terceira dica para fazer uma escolha correta é:

Escute
seus líderes!. A Bíblia diz, em Hebreus 13.17: “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas...”. A verdade principal deste texto aponta para a necessidade de ouvirmos as pessoas que estão exercendo liderança espiritual sobre nós. Precisamos escutar qual é a avaliação destas pessoas. Claro que não estou defendendo a idéia de ter um “guru”, que define o que vamos ou não fazer. O que a Bíblia ministra é que devemos ter pessoas que pastoreiem nossas vidas e que, nas escolhas, podem nos ajudar a avaliar e definir os rumos que daremos à nossa existência. A propósito, você tem pessoas que exercem autoridade espiritual sobre sua vida?


A quarta dica para fazer uma escolha correta é esta:

Tenha
certeza de que nada contraria o Espírito da Bíblia!. Tome cuidado para não contrariar o que Deus já registrou em sua palavra. Se o que você vai fazer contraria a Bíblia, não prossiga! Viva a vida na dimensão de Josué 1.8: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.”


Finalmente, a quinta dica para fazer uma escolha correta é:
Busque o testemunho do Espírito!
. Depois de ter vencido as quatro dicas anteriores, agora busque a paz de Deus através do testemunho do seu Espírito. Faça isto em oração! A Bíblia garante: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8.16). Ou seja: Deus vai testificar em seu coração que a decisão está certa.


Veja alguns sinais do testemunho do Espírito:

  • Primeiro, não fica dúvida!.
  • Segundo, Ele estabelece a paz!.
  • E em terceiro lugar, as outras pessoas que vivem conosco confirmam e as circunstâncias, independentes de favoráveis ou contrárias, também testemunham!.
Eu estou certo de que a observância dessas dicas da palavra de Deus o levarão a fazer escolhas corretas e a viver melhor!
Pastor J. Jacó Vieira

Nenhum comentário: