terça-feira, 1 de setembro de 2009

Paz na Casa.

Em nossos dias, cada vez mais se torna evidente as guerras. Jesus afirmou que nos últimos dias ouviríamos de guerra e rumores de guerra. Se considerarmos a questão guerra, certamente estamos vivendo os últimos dias. Todavia, há um tipo de guerra que cresce a cada dia: A guerra do lar. A família está em crise!

Veja o desdobramento de tudo isto. Porque o lar está em guerra, a escola vira uma guerra, o local de trabalho uma batalha e conseqüentemente a vida vira uma guerra.

Paz no lar. As pessoas precisam de paz na casa. Eu vejo alguns motivos porque isto acontece.

Primeiro: Falta de prioridades! As famílias não têm essenciais. As coisas que de fato contam são deixadas de lado, e aí a vida vira um inferno.

Segundo: Falta de absolutos! A verdade é aquela que interessa apenas ao momento. Não existem verdades concretas – tudo é relativo. O modismo da hora define o que é verdade ou não.

Terceiro: Falta de limite! Perdemos os referenciais. As pessoas estão removendo os antigos marcos (Provérbios 23.10) e perdendo a divisória de até aonde ir. Pais sem limites, filhos sem limites, nações sem limites, maldades sem limites!

Quarto: Falta de comunicação! A família não se fala mais. Pessoas moram juntas, mas pouco se sabe do que a outra sente. Vivemos em um mundo globalizado, mas a solidão ainda é a marca das pessoas da casa.

Quinto: Falta de fé! Os membros da família não lêem juntos a Bíblia, não oram juntos, não adoram juntos e, por conseguinte já não crêem mais. Apenas religião morta sem fé! Em muitos lares Deus é apenas um coadjuvante, ao invés de Senhor da casa. A família já não vê Deus como aquele que tem autoridade para corrigir, e porque a correção de Deus não é efetuada, não há também correção na família.

A Bíblia é clara sobre este assunto. Veja o que está escrito em Jó 5.17,18 e 24: “Feliz é aquele a quem Deus corrige! Por isso, não despreze o castigo do Deus Todo-Poderoso. 18Deus fere, mas ele mesmo faz o curativo; ele machuca, mas as suas mãos curam. 24Na sua casa você viverá em paz e, quando contar as suas coisas, não vai achar falta de nada”.

Como vemos, para que a paz no lar se instale, precisamos aceitar as correções de Deus. Precisamos confiar que a mão que muitas vezes aparentemente fere ao corrigir, sara de verdade afim de que a paz na família seja a tônica. Não podemos desprezar a correção divina. Se assim o fizermos, a Bíblia é clara: Na sua casa você viverá em paz e, quando contar as suas coisas, não vai achar falta de nada”.

Pastor J. Jacó Vieira


Nenhum comentário: