terça-feira, 4 de agosto de 2009

Missão Integral!?!?!




Missão Integral?!
Vivemos na integralidade ou na parcialidade da missão dada a nós?

Muito se fala a respeito de Missão Integral, mas poucos sabem exatamente seu significado.
Ed René Kivitz fala sobre a proposta da Missão Integral na revista Eclésia com o artigo “A Missão Integral”
“Sob o imperativo de levar o evangelho todo para o homem todo, para todos os homens, de acordo com o consenso de Lausanne, a Igreja é a comunidade da graça. Comunidade terapêutica; agência de transformação social; sinal histórico do Reino de Deus, instrumentalizada pelo Espírito Santo, enquanto serve incondicionalmente a Jesus Cristo, Rei dos reis, Senhor dos senhores, a quem seja glória eternamente, amém”. Ed René Kivitz

A identidade missionária dentro das igrejas não é algo que se ganha, como um nome, mas é algo que se constroe por meio de ações especificas e direcionadas realizando o “Ide” de forma objetiva visando a busca pelo perdidos e o anuncio do evangelho.

Muitas de nossas igrejas realizam uma tímida ação quando falamos a cerca de missões, algumas por não entenderem com absoluta clareza o que isso significa, outras por comodidade e falta de visão acham que o “arroz e o feijão” feitos ali diariamente já é o suficiente para o crescimento do reino.

Mas se somos cristãos autênticos, entendemos e compreendemos a palavra de Deus, não acredito ser possível se manter imóvel diante de uma humanidade perdida e sem rumo, ávida por algo que lhes dê significado para sua existência. Também não acredito que possamos ficar impassíveis diante das tragédias urbanas e humanas que vemos todos os dias na televisão, na internet, jornais, revista, ou até mesmo ao nosso redor.

Quando falamos de missão integral devemos compreender exatamente o sentido de integralidade que ela propõe, devemos vê-la de forma em que a igreja esteja inserida no todo dentro da sociedade que ela participa.

Que tipo de motivação nutre os nossos corações quando olhamos a cidade? Temos para com a população o olhar compassivo de Cristo, enxergando pessoas sem rumo e sem cuidado (Mt 9.36) ou condenatório pelo não arrependimento diante da manifestação do seu ministério (Mt 11.20-21). (Missão Integral Transformadora, pg. 207)

David Sheppard afirma “a missão urbana é uma das prioridades da tarefa missionária atualmente. Se falharmos aqui, se nos esquecermos da cidade e de suas pressões, não há evangelho que possamos pregar com integridade em outra parte qualquer”. (Missão Integral, pg. 142)


Hoje se igreja deseja ser um instrumento de ação significativa ela não tem como mais envolver-se parcialmente, ela tem que buscar cada dia mais fazer parte da sociedade, sabendo quais suas necessidades e fazendo o seu melhor para supri-las.


Hoje a necessidade que a igreja tem de fazer parte da sociedade em que ela esta inserida é imensa, ela jamais poderá se manter distante ou alheia as circunstancias que a cercam. Seria como se estivéssemos em outro planeta um todo perfeitinho, sem problemas de desigualdades, fome, doenças, sem vidas sendo perdidas a cada segundo, por causa do pouco caso ou do desvalor da vida humana.


Quero fazer parte da geração que faz a diferença que muda a sociedade em que vive e que é capaz de levar o verdadeiro evangelho de Cristo, tão bem descrito por tantos homens e mulheres de Deus.


Partir para a ação é um passo indispensável para se concretizar objetivos que traçamos, não devemos viver apenas no mundo das idéias mas responder o “Ide”de forma integral.
Por isso, para a Missão Integral, o amor a Deus só é possível se este alcança o próximo.

35E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. 36 E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. 37 Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. 38 Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.
(Mt 9.35-39)


Késia Kelly

Nenhum comentário: