quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O que fazer quando as evidências são contrárias?



A Bíblia nos ensina que cada pessoa deve se guiar por fé e não pelas circunstâncias. Para não sermos dominados pelas circunstâncias contrárias, precisamos exercer nosso poder de escolha. Guarde isto: a não ser que você escolha o que quer, será escolhido pelas circunstâncias, permitindo que a vida aconteça, ao invés de fazê-la acontecer. Lembre-se: são as escolhas - e não a sorte - que determinam o seu futuro. Você é a única pessoa que se responsabilizará por suas escolhas. Por isso, se você deseja viver com qualidade quando as evidências forem contrárias, escolha as seguintes posturas:


Escolha aceitar o fato de que Deus é totalmente confiável! A Bíblia revela esta verdade em Marcos 9.23-24: “Disse Jesus: ‘Tudo é possível ao que crê. Imediatamente o pai do menino exclamou: Eu creio; ajuda-me a vencer a minha falta de fé’”. O pai em questão, quando percebe sua falta de fé, escolhe imediatamente reconhecer e pedir ajuda. Lembre-se disto: Se você não acredita na competência de Deus, o primeiro passo é confessar a Ele a sua falta de fé e pedir que Ele lhe capacite a crer. A incredulidade impede a ação divina ao nosso favor!


Escolha seguir Deus um dia de cada vez! Uma das grandes tragédias da vida é querer viver o amanhã no presente! Jesus, em Mateus 6.34, adverte: “Portanto não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”. Perdemos tempo nos “pré-ocupando” com algo que ainda não nos pertence, quando Jesus deixa claro: o hoje nos pertence, o amanhã não! Por isso, não andeis ansiosos pelo dia de amanhã! Viva um dia de cada vez!


Escolha permanecer no caminho, mesmo quando Deus não revelar todos os detalhes! Eu acho incrível como nós gostamos da compreensão e detestamos a obediência. Queremos detalhes e não obedecer naquilo que já sabemos ser verdade. Esquecemos com facilidade que precisamos permanecer no caminho quando Deus não nos revela os detalhes. A Bíblia afirma, em Naum 1:3: “O Senhor tem o seu caminho na tormenta, e na tempestade (...)”. O fato é que quando as evidências são contrárias, ficamos à espera de detalhes. Procuramos saber como será, quando será e quem ou com quem será. Todavia, Deus espera que tenhamos esta postura: permanecer no caminho, mesmo quando Ele não nos revelar todos os detalhes! Precisamos crer no compromisso divino de nos orientar. Em Isaías 30:21, lemos: “Os teus ouvidos ouvirão a palavra que será dita atrás de ti: Este é o caminho; Andai nele”.
Como vemos, quando as evidências são contrárias, nossa escolha é que faz a diferença. Pense nisto e viva melhor!

Pastor J. Jacó Vieira

Nenhum comentário: