sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

HOJE - Não ontem nem amanhã!!



O apóstolo Paulo captou o pleno significado do ensino de Jesus sobre livrar-se da preocupação. Fazendo as vezes de cabide de túnicas durante o apedrejamento de Estevão e atuando como mentor da matança dos cristãos, Paulo bem poderia ter se tornado um caso patológico se tivesse permanecido em seu estado pré-cristão.
No entanto, Paulo escreve: "... mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo..." Fp 3.12-14

Quaisquer realizações passadas que possam nos trazer honra, quaisquer desonras passadas que possam nos envergonhar, todas foram crucificadas com Cristo e não mais existem.

Mas a preocupação não se limita ao passado. Quando a mente dirige seu olhar ao futuro desconhecido, pode produzir situações aterrorizantes que também nos mantém em estado crônico de preocupação.

Essa preocupação com o futuro impede que estejamos atentos ao presente vivo. As tradições espirituais continuamente ressaltam esse problema. Um dos ensinos mais memoráveis de Jesus contém este contraste: "não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis (futuro) de comer, ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. [...] Olhai (presente) para as aves do céu..." Mt 6.25-34 Ele conclui o ensino com uma peça de humor negro que tem ajudado muitas pessoas a refrear a mente galopante: "Basta a cada dia o seu mal".

Encarregar-se do momento presente, observando-o surgir e contribuindo para sua criação, é uma das primeiríssimas habilidades da vida espeiritual.

Venha, ó descendência de Jacó,
andemos na luz do Senhor!
Isaias 2:5



Um comentário:

Anônimo disse...

Quaisquer realizações passadas que possam nos trazer honra, quaisquer desonras passadas que possam nos envergonhar, todas foram crucificadas com Cristo e não mais existem.

Lindo demais esse texto...vc conseguiu fazer uma bela síntese do evangelho de Cristo!

wlpadua@gmail.com
Que a Graça seja contigo!