quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Por Que Precisamos Da Fé?

O limitador da ação divina em nossa vida é a fé! Deus age em nós segundo a nossa fé (Mateus 8.29). Tal fato já seria razão suficiente para desenvolvermos uma fé verdadeira. Mas existem outros motivos porque precisamos da fé!

Em primeiro lugar, uma pessoa que deseja ser melhor precisa da fé porque, através dela, somos protegidos das ciladas malignas.

O diabo é um inimigo cruel. Ele tenta nos destruir de todas as formas. Por isso, uma pessoa que deseja ser melhor não pode esquecer que o inimigo está sempre colocando minas terrestres à sua frente. A especialidade do diabo é colocar cilada para que eu e você sejamos pegos por ele. E estas armadilhas - estas ciladas - não são visíveis aos olhos humanos. Paulo nos exorta: 'Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.' (Efésios 6. 11 - ACF).
A maneira como evitamos essas ciladas, portanto, é nos revestindo da pessoa de Deus, andando perto Dele e deixando que Ele nos guie os passos. E isto só acontece através da fé!

Não é de se admirar que o diabo tente gerar tanta incredulidade em nosso coração. Ele sabe da importância da fé. Através da fé somos protegidos das ciladas malignas.

Em segundo lugar, uma pessoa que deseja ser melhor precisa de fé porque, através da fé, resistimos ao diabo! A fé é a nossa força de resistência, a arma com a qual o crente encara o diabo, é o grande e poderoso cartão vermelho que mantém o diabo à distância do crente!

Veja o texto de I Pedro 5. 8-9: 'Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé.' (I Pedro 5. 8-9 NVI).

Como vemos, atravé da fé resistimos ao diabo. Isso significa que quando depositamos nossa fé em Deus e recusamos fazer o que o inimigo quer, ele é derrotado.

A fé nos capacita a andar sob a influência divina, por meia da Sua palavra.

Em terceiro lugar, uma pessoa que deseja ser melhor precisa da fé porque, através dela, temos um escudo protetor!

Uma pessoa sem fé é uma pessoa desguarnecida, ela vive à mercê do mal. O diabo tem trânsito livre em sua vida! Veja como o apóstolo Paulo deixa isto bem claro em Efésios 6316: 'Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.'
Portanto, a fé é um escudo protetor e protege, em especial, a nossa mente.

Note que o texto faz menção a 'Setas inflamadas do maligno'. O que é isto? São pensamentos, que assim que chegam à nossa mente, causam uma reaçào imediata, incendiando-nos negativamente. Tais pensamentos nos induzem ao erro, ao desânimo, à raiva, à vingança, enfim, ao pecado! De uma hora para outra, sem mais nem menos, algo muda em nosso interior - a gente ferve, pega fogo. Trata-se de setas inflamadas do maligno! É a fé que nos protege desses ataques satânicos.

Portanto, quem deseja ser uma pessoa melhor precisa investir na sua fé, precisa seguir à risca o conselho dado por Peter Boehier: 'Viva pela fé até que você tenha fé.

Pastor Jacó Vieira

Nenhum comentário: