terça-feira, 19 de agosto de 2008

Conselhos para a ViDa!!


Em primeiro lugar, nunca desanime de ler e estudar a Bíblia diariamente.
E procure lê-la por completo a cada ano, todos os anos de sua vida. Se possível, faça um voto com relação a isso. Lembre-se que o homem bem-aventurado é aquele que “tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” (Sl.1:2). Se quisermos ser obreiros aprovados precisamos ser profundos conhecedores da Lei do Senhor, meditando nela a todo o momento, dia e noite. Nunca coloque em seu coração que você não tem tempo para isso, pois é muito ocupado. Nós às vezes tentamos nos desculpar, porém, se fizermos um bom uso de nosso tempo, sempre o teremos para dedicar ao estudo diligente da Palavra.


Em segundo lugar, estude Teologia e livros que ajudem na compreensão da Palavra.
Existem pessoas que acham isso desnecessário e, algumas, até acham perigoso. Dizem que devemos entender a Bíblia por conta própria, sem apelar para a opinião de outras pessoas. Concordo que é realmente muito bom que busquemos entender determinado texto das Escrituras por conta própria, pois aprendemos a colocar a mão na massa. Porém, não podemos chegar ao extremo do orgulho e achar que podemos compreender toda a Palavra de Deus sem a ajuda de irmãos mais capacitados, jogando no lixo mais de 2000 anos de conhecimento teológico que a igreja adquiriu. Isso é individualismo e egoísmo, características de todos os fundadores de seitas.
A Teologia é apenas uma sistematização das doutrinas bíblicas, ajudando na compreensão geral das Escrituras. Um dos maiores pregadores da história da igreja, Charles Spurgeon, disse certa vez: “Para serem pregadores eficazes devem ser teólogos autênticos”. Por negligenciar isso, muitos pregadores modernos estão pregando outro evangelho, que não é o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Talvez por preguiça ou por alegarem falta de tempo não se preocupam com o estudo teológico, tornando-se superficiais na apresentação da Palavra e ineficazes na pregação do evangelho.

Em terceiro lugar, seja uma pessoa de oração.
Não tenho receio de afirmar que o que realmente faz a diferença num pregador do evangelho é o tempo que dedica para estar diante da presença de Deus. Confesso que tenho sido falho nesse aspecto, pois não dedico mais do que meia hora por dia em oração. Para minha vergonha, Lutero disse certa vez que não conseguia passar menos que quatro horas por dia em oração, e veja como Deus o usou de forma tremenda. Claro, nós não temos tanto tempo disponível assim, mas não deveríamos nos contentar com o pouco tempo que temos passado aos pés do Salvador.

Em quarto lugar, seja santo.
Não há como exagerar a santidade num cristão. Sabemos que não nos é possível alcançar uma santidade plena nesta vida (I Jo.1:8-10), porém devemos buscá-la com tanto zelo como se ela estivesse ao nosso alcance (Mt.5:48). Muito longe de nos desanimar no processo de santificação, o fato de que nunca estaremos totalmente livres do poder do pecado neste mundo deve nos incentivar a buscar com mais diligência ainda a santidade em nossas vidas. O cristão nunca estará tão santo que não possa se santificar mais. Olhe sempre para Jesus como o padrão de santidade que deve ser buscado e então você nunca poderá olhar para si mesmo sem reconhecer a grandeza dos seus pecados e a necessidade de mais santidade.

Em último lugar, não desista de buscar o avivamento com todo o teu ser.
Como tenho dito e insistido sempre, a situação da igreja moderna é crítica ao extremo. As heresias já não estão mais fora da igreja, mas dentro dos seus arraiais.
A situação é tal que penso ser muito provável estarmos vivenciando o que foi profetizado por Paulo: “Ora, o Espírito afirma expressamente que nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras, e que têm cauterizada a própria consciência.” (I Tm.4:1-2). Porém, isso não deve nos desanimar de clamar a Deus com todo o nosso ser por um avivamento na igreja; na verdade, deve nos motivar. Alguns dizem que não devemos fazer isso, pois estamos vivendo os últimos dias e é inevitável que a apostasia aconteça. Mas eu não penso assim. A igreja enfrentou grandes períodos de apostasia no passado, e Deus, no tempo determinado, derramou abundantemente do Espírito, trazendo vida onde só havia morte, em resposta à oração de homens inconformados com este século.
Por que Ele não faria o mesmo hoje? Sem dúvida nenhuma o avivamento não pode ser produzido por homem nenhum, nem é iniciado por uma iniciativa humana; ele depende totalmente da soberania de Deus, pois “o Espírito sopra onde quer” (Jo.3:8). Mas assim como em outras áreas existe uma responsabilidade humana, nós temos aqui também a responsabilidade de buscar essa renovação e reforma com todo o nosso coração.Busque esse avivamento orando especificamente sobre isso, rejeitando toda nova doutrina e ensinando a verdade em amor. Apegue-se à Palavra Fiel e dela jamais se afaste. Que sua consciência esteja cativa às Escrituras e que nada, senão as próprias Escrituras, venha te fazer mudar de opinião. Seja cheio do Espírito Santo e de sabedoria. Busque o discernimento e julgue todas as coisas, retendo o que é bom. Cultive um amor pelas almas dos homens e pregue o evangelho em tempo e fora de tempo.
Deus, no tempo determinado por Ele mesmo, irá tirar Sua Igreja da humilhante e vergonhosa situação na qual se encontra, usando vasos como você, eu e todos quantos amam a verdade.

Peço que medite e guarde todos esses conselhos em seu coração. Independente de quais ministérios o Senhor tem reservado para você, creio que esses conselhos te serão muito úteis.
Meu desejo e oração é que Deus possa continuar te abençoando em todas as áreas de sua vida, e que você possa crescer a cada dia na graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo, vivendo uma vida para a glória de Deus!

Trechos do texto de André Aloísio

Nenhum comentário: